quinta-feira, 24 de março de 2011

ALIMENTOS FUNCIONAIS



Para utilizar alimentos funcionais na alimentação diária e ainda contar com os benefícios que estes promovem, deve-se atentar para a quantidade a ser ingerida dos componentes funcionais, pois em pequenas quantidades não trará de fato os benefícios que possivelmente trariam se ingeridos de maneira adequada.
  É necessária a conscientização que, assim como os demais componentes da dieta humana, as substâncias e nutrientes com atividade funcional devem ser exaustivamente estudados para serem então recomendados como elementos de promoção à saúde e da prevenção e cura de enfermidades. Entretanto, o uso indiscriminado desses compostos na forma de suplementos, também pode ser prejudicial à saúde.  
Mais estudos são necessários para melhor esclarecer os papéis representados por diferentes substâncias encontradas em alimentos funcionais, especialmente quando ainda não existe consenso a respeito do assunto, como é o caso de alguns compostos que apresentam resultados controversos em estudos diferentes. Além disso, pouco se conhece sobre possíveis efeitos tóxicos de alguns desses nutrientes, sua biodisponibilidade e doses mínimas efetivas de seus compostos bioativos. Por meio de uma alimentação variada e nutricionalmente equilibrada, a maior parte das recomendações podem ser atendidas, sem a necessidade do uso de suplementos.Naturalmente, todos os alimentos são funcionais, uma vez que nos proporcionam sabor, aroma e valor nutritivo. Entretanto, nas últimas décadas, o termo funcional está sendo aplicado a alimentos com uma característica diferente, a de proporcionar um benefício fisiológico adicional, além das qualidades nutricionais básicas encontradas. Tais alimentos também são vistos como promotores de saúde e podem estar associados à redução ao risco a certas doenças.
Entretanto, os cientistas esclarecem que sozinhos não podem garantir uma boa saúde, mas apenas melhorar a saúde quando fazem parte de uma dieta contendo uma variedade de alimentos, incluindo frutas, vegetais, grãos e legumes.
Não se pode, nem se deve, confundir alimentos funcionais e alimentos orgânicos; é importante esclarecer que as propriedades funcionais de um alimento nada têm a ver com o seu sistema de produção. Em outras palavras, existem alimentos funcionais produzidos de forma convencional (com agrotóxicos e fertilizantes altamente solúveis) e de modo agroecológico.
Logicamente, poderá haver diferenças na qualidade biológica e nutricional entre os alimentos produzidos em cada um dos sistemas, pois o uso de agrotóxicos e fertilizantes influenciam as concentrações dos compostos bioativos (os fitoquímicos) dentro das plantas, os quais conferem as suas propriedades funcionais. Assim, embora alimentos funcionais e orgânicos sejam conceitos distintos, vale ressaltar que ambos possuem um interesse em comum: manter e proteger a saúde das pessoas, melhorando sua qualidade de vida.
Caso você queira saber quais são os alimentos com poder fitoterápico reconhecido pela anvisa é só acessar o site. Fique sabendo que apenas a Nutricionista e o Médico podem prescrever o uso de fitoterápicos para auxílio no tratamento de doenças.


terça-feira, 1 de março de 2011

DIABETE TIPO 1 e 2



SE VOCÊ TEM DIABETES TIPO 1


EVITE: 
  • Gordura saturada (pele de aves, carnes gordas bovinas e suínas, leite de coco, creme de leite, bacon, manteiga, toucinho, leite integral, azeite-de-dendê);
  • Açúcares (sacarose, mel, melado, rapadura, sorvetes, gelatinas, frutas cristalizadas, geléias, doces de corte); Adoçantes à base de frutose, sorbitol e manitol (contribuem para as complicações crônicas do diabetes;
  • Cereais refinados (arroz, pão, biscoito, bolo e preparações feitas com farinha de trigo refinada).


 SE VOCÊ TEM DIABETES TIPO 2

 

 O objetivo principal do tratamento é controlar os níveis de açúcar no sangue , evitando hipoglicemias (baixa taxa de açúcar no sangue) e hiperglicemias (altas taxas de açúcar no sangue);

Evitar açúcares, refrigerantes e doces, pois o açúcar eleva rapidamente os níveis de glicose sanguíneos;
Consumir alimentos ricos em fibras (verduras e legumes, frutas com casca ou bagaço, cereais integrais), pois as fibras retardam a digestão e absorção da glicose, tornando sua liberação mais lenta e gradativa no sangue;


RECOMENDAÇÕES 
 

  • Se você faz uso de insulina ou hipoglicemiante oral (remédio), nunca deixe de tomá-los e de fazer nenhuma refeição, sempre ajustando o horário e a quantidade de alimentos ao seu esquema de medicação;
  • Não se esqueça dos cuidados com os pés, usando sempre calçado adequado e confortável, cortando as unhas em linha reta, usando um creme (exceto entre os dedos) para prevenir o ressecamento da pele e lave seus pés todos os dias, secando-os muito bem;
  • Pratique atividade física regularmente, pois o exercício ajuda a diminuir o nível de
  • açúcar no sangue.

RECEITAS INTELIGENTES


Lasanha de Berinjela 
  
Ingredientes:
  • 1 quilo berinjela
  • 200 gramas queijo mussarela em fatias
  • 1 cebola média cortada em cubinhos
  • 520 gramas polpa de tomate
  • água e sal para cozinhar
  • 250 gramas carne moída
  • 1 copo água
  • sal

Modo de Fazer:

Descascar a berinjela, cortar em fatias regulares e cozinhar em água com sal por aproximadamente 4 minutos. Refogar a carne moída com cebola, acrescentar a polpa de tomate e a água e deixar no fogo, até apurar. Colocar sal a gosto e montar a lasanha em uma forma média. Colocar um pouco de molho e arrumar camadas de berinjela intercaladas com queijo , regar sempre com molho. Polvilhar queijo ralado e levar ao forno quente por aproximadamente 5 minutos. Servir imediatamente.



Frango ao Alecrim

Ingredientes:

  • ½ quilo de coxas e sobre-coxas de frango temperados
  • 1 colher(chá) de alecrim seco
  • 1 xicara de água
  • 1 fio de óleo de soja ou azeite
  • 2 tomates
  • 1 cebola
  • 1 pitada de orégano
  • 1 dente de alho ou a gosto
  • 2 folhas de louro

Modo de Fazer:

Picar o tomate, a cebola, o alho, juntar a água e bater no liquidificador. Aquecer o óleo, e adicionar os ingredientes batidos, o orégano  e o louro (sem sal). Cozinhar, até que comecar a espirrar (cerca de 20 minutos). Adicionar o frango e o alecrim e cozinhar, até amaciar (cerca de 20 minutos). Se necessário, acertar o sal.



 BOM APETITE!